4 vinícolas no Vale dos Vinhedos

ima_poa_peqOs vinhos foram as estrelas da nossa viagem pro Rio Grande do Sul, e por isso as vinícolas no Vale dos Vinhedos foram um dos pontos altos da viagem. Trouxemos 12 (!) garrafas na bagagem! Ao invés de ímãs, nesta viagem trouxemos vinhos como souvenir. 🙂

Como pegamos apenas um dia de sol em Bento Gonçalves, dividimos o dia para o roteiro Caminhos de Pedra pela manhã (link pro post aí embaixo), e para o Vale dos Vinhedos a tarde. Ficou corrido e daí só deu tempo pra 4 vinícolas. Bom motivo pra voltar: conhecer as outras 25!

Leia também: Os Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

No Vale, as que visitamos foram:

Miolo

miolo

A Miolo é uma das maiores vinícolas brasileiras, mas acabamos nem visitando a fábrica. Nossa curiosidade por lá era outra: conhecer o Wine Garden! Nos finais de semana com tempo bom eles estacionam um food truck no gramado na vinícola, e aí a gente fica ali aproveitando o dia, o sol, as comidinhas, um vinhozinho ou espumante. Um charme!

wine_garden_miolo

O Wine Garden tem os vinhedos como pano de fundo. No verão deve ser mais lindo ainda!

Você pode escolher entre mesinhas e sentar em almofadas, e ficar ali de boa. Tem até parquinho pra criançada aproveitar também.

miolo_winegarden2 miolo_winegarden

O conforto e charme do Wine Garden da Miolo. 


Quem me deu essa super dica foi a Fran, do Viagens que Sonhamos, que também tem um post sobre o Wine Garden.

A Miolo tem vários tipos de visitação, que você pode conferir no site deles. Não fizemos nenhuma, só demos uma passada na loja para levar um souvenir 🙂 . Lá na loja não tem degustação.

Barcarolla

barcarolla

A Paula, do Mochilinha Gaúcha, me recomendou “parar na Barcarolla pra bater um papo com o enólogo”. Então, estacionamos logo no belo casarão de madeira, e o enólogo estava mesmo lá, pronto para uma conversa.

Nos explicou sobre as uvas, sobre como armazenar o vinho, como harmonizar. A degustação de dois rótulos é grátis, mais que isso eles pedem pra levar uma garrafa. Como não atender a este pedido tão elegante? 🙂 Trouxemos um Merlot 2012.

barcarolla_loja

Os produtos expostos na loja de pedra, no subsolo do casarão.

Mais informações e vendas no site da Barcarolla: http://www.vinicolabarcarola.com.br/

Leia também no Mochilinha: Vinícola Barcarolla Butique, a do coração!

 

Marco Luigi

marco_luidi_cave

Olha que charme o espaço de armazenamento dos vinhos!

A Marco Luigi é maravilhosa! Foi nossa preferida. Gostamos tanto que escrevi um post só pra ela! Passa lá pra ver os detalhes da visita.

Leia também: Visitando a vinícola Marco Luigi

Casa Valduga

casa_valduga_fachada

No fim do dia demos uma passadinha rápida na loja da Casa Valduga, pois as visitas já estavam encerradas. Esta vinícola tem um projeto de ecoturismo bem interessante, inclusive tem 4 hotéis dentro da vinícola. Mais informações aqui.

O balcão de degustação fica dentro da loja, é só chegar lá e escolher algum que o enólogo te serve. Experimentamos alguns rótulos e trouxemos um, claro!

casa_valduga_loja

A loja da vinícola.

infelizmente o dia terminou e não pudemos continuar as visitas… Mas ainda demos uma paradinha no restaurante Jardim Leopoldina, para fazer um lanchinho e curtir o fim de tarde. É um lugar lindo, com um grande jardim ao redor do casarão de madeira. Além do cardápio do restaurante, dizem que os sorvetes também são excelentes! Vale a pena uma paradinha.

jardim_leopoldina

O lindo casarão do Jardim Leopoldina.

E você, conhece o Vale dos Vinhedos? Recomenda alguma vinícola? Recomende nos comentários, os leitores e a blogueira agradecem!

Veja tudo sobre o Rio Grande do Sul no Colecionando Ímãs


Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links abaixo
e deixe uma comissão pra gente!

    sleeping-bed-silhouette Escolha seu hotel no melhor site de reservas: Booking.com
    medicine-briefcase-1 Viaje tranquilo com um seguro de saúde: Mondial Assistance
    american-dollar-symbol-1 Peça dólares e euros que eles entregam em casa: Cotação
    sports-car-1 Alugue o carro pra sua road trip: Rent Cars
    park-tickets-couple-1 Compre os ingressos pras melhores atrações: TicketBar

4 comentários sobre “4 vinícolas no Vale dos Vinhedos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *