Visita à vinícola Salton em Bento Gonçalves

ima_poa_peqEu já tinha visitado a Vinícola Aurora há alguns anos atrás, e na época achei bem interessante a visita a uma grande vinícola. Desta vez escolhemos a Vinícola Salton, a maior de Bento Gonçalves e famosa por seus espumantes. A sede deles fica no Vale do Rio das Antas, outra rota turística interessante na cidade.

Leia também: Visitando a vinícola Marco Luigi

Fachada da Vinícola Salton. Fonte: site da vinícola, porque tava a maior chuva quando fomos!

A visita custa 20 reais, e metade deste valor vira bônus para a loja. A visita é guiada por uma enóloga e dura cerca de 1h30, começando numa sala com pinturas que contam a história da família Salton e da empresa, que ainda é familiar. Não vou contar a história aqui pra não dar spoiler! 🙂

O retrato dos fundadores.

Depois percorremos a linha de produção: a parte do recebimento das uvas, que só funciona de janeiro a março, época da colheita; e os tanques imensos de fermentação dos vinhos e espumantes, enquanto a enóloga explicava todo o processo de produção. Nas visitas em dias de semana dá pra ver a linha de engarrafamento e rotulagem funcionando, deve ser interessante.

Compare com o guarda corpo no canto esquerdo da foto pra ter uma ideia do tamanho dos tanques!

Seguimos então pras caves de armazenamento dos vinhos, nos barris de carvalho. Os vinhos licorosos ficam por 15 anos nos barris! Esses são bem mais doces.

Os barris dos deliciosos licorosos.

Também estão expostos para os visitantes os cálices utilizados pelos papas Bento XVI e Francisco nas suas visitas ao Brasil, pois os vinhos servidos foram a linha Talento, da Salton. Interessante reparar a diferença entre eles, que segue o estilo de cada pontífice.

Os cálices utilizados pelos Papas Bento XVI e Francisco, respectivamente, nas suas visitas ao Brasil.


Os cálices ficam expostos na cave para armazenamento dos espumantes, que foi construída em forma de labirinto, com algumas estátuas de anjos iluminam o caminho levemente (os espumantes têm que ficar no escuro mesmo!). Um pouco cafona, mas a galera gostou. E claro que paramos pra fotografar e ficamos perdidos 🙂 . A enóloga voltou pra nos resgatar.

Os anjos/lustres da cave

A parte final da visita é pelos jardins da vinícola, mas não fizemos por causa da chuvarada. Fomos só até o hall de entrada, onde há um painel “egípcio”, e ela explicou como o vinho era feito antigamente.

Mas ninguém bebe nada nesse passeio?

O melhor fica pro final! 🙂 A degustação acontece na loja, onde ela apresenta vários tipos de vinhos e espumantes, e dá dicas de como se degustar um vinho, inclusive até dar o gole, segurar a taça, etc. Foi bem interessante! Mas o interesse na explicação foi tanto que esqueci de tirar foto 😛

Não serviram o vinho do papa nem o licoroso durante a degustação. Antes de ficar decepcionado, vem a dica valiosa: é só pedir pra enóloga lá no balcão, eles te servem numa boa. O vinho licoroso é bem diferente, gostei bastante.

Como era a primeira vinícola que visitávamos, trouxemos apenas uma garrafa do Marselan, o vinho para exportação da Salton que não envelhece em barril (!). Uma delícia.

A visita à Salton é daquelas focadas em grupos grandes de agência, mas eles têm estrutura pra isso. A visita é bem completa, explicando cada etapa da produção, além de ser bem interessante visitar uma indústria. E você pode combinar com outras atrações do roteiro do Vale do Rio Antas ou do roteiro de cantinas históricas, como vou contar no próximo post!

Veja tudo sobre o Rio Grande do Sul no Colecionando Ímãs


Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links abaixo
e deixe uma comissão pra gente!

    sleeping-bed-silhouette Escolha seu hotel no melhor site de reservas: Booking.com
    medicine-briefcase-1 Viaje tranquilo com um seguro de saúde: Mondial Assistance
    american-dollar-symbol-1 Peça dólares e euros que eles entregam em casa: Cotação
    sports-car-1 Alugue o carro pra sua road trip: Rent Cars
    park-tickets-couple-1 Compre os ingressos pras melhores atrações: TicketBar

19 comentários sobre “Visita à vinícola Salton em Bento Gonçalves

  1. Flávia Donohoe

    que lugar e passeios interessantes, sempre que posso gosto de visitar locais de degustação, tanto de vinhos quanto de cervejas, e esse passeio parece ser um dos melhores do sul do Brasil! Dica anotada!

  2. Naná Coutinho

    Que lugar lindo! Eu adoro Salton, pq é bom e acessível. Não sabia que é produzido lá! Valeu pela dica pra pedir pra experimentar! Hahaha.. Vacilo ir numa vinícola e não provar nada!

    1. Camila Torres Autor da Postagem

      Oi Naná!
      Não precisa pedir tudo, na degustação eles já oferecem vários rótulos. Mas é que durante a visita a guia citou os vinhos do Papa e o licoroso mas não ofereceu na degustação, aí é sacanagem, né? Por isso a dica valiosa 🙂
      Obrigada pela visita, volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *