Trekking pertinho de Brasília: Chapada Imperial

Se você ficou em dúvida se vai gostar da Chapada dos Veadeiros, pode fazer um teste aqui dentro do Distrito Federal mesmo, na Chapada Imperial. Foi o que fizemos em novembro do ano passado: estávamos com  uma amiga sueca hospedada aqui em casa que adora trilhas. Mas como estava com previsão de chuva para o fim de semana, ficamos com receio de fazer todo o caminho pra Chapada dos Veadeiros a toa, então resolvemos fazer uma caminhada por aqui mesmo.

A Chapada Imperial fica na cidade satélite de Brazlândia, cerca de 50km do centro de Brasília (sendo uns 12km de estrada de terra). É uma reserva ecológica privada, utilizada pelo Ibama para soltar os bichos apreendidos. Eles vão cuidando dos animais até que eles estejam aptos a serem soltos na natureza, e alguns acabam ficando por lá por não conseguirem mais se adaptar. Na época que fomos tinha pavão, papagaios, macaquinhos e araras.

 

Os simpáticos moradores + as gaiolas que não são mais utilizadas enfeitando a entrada da Chapada  (clique nas fotos para ampliar)


Há três tipos de trilhas: a curta (1 km), a média (3 km) e a longa (4 km), todas com guia, “transporte” dentro do parque e almoço incluído. O “transporte” é um pau de arara que vai buscar a galera no fim da trilha e traz pra sede pro almoço.

O preço é meio salgado (veja valores atualizados aqui), já que o almoço é bem simples, mas a conta que fizemos foi que seria mais barato do que ir pra Chapada dos Veadeiros. Ligamos no dia para reservar, acho que é bom pro guia te esperar chegar antes de sair com o grupo.

Fizemos a trilha longa, de 4 km, que apesar de ser só 1 km mais longa que a trilha média, tem 200 m a mais de desnível. No site dizia que a trilha tinha mais de 30 cachoeiras/poços! Fui duvidando né… É muita cachoeira pra pouco km! Mas é verdade… São várias quedas d’água, muito bonitas! No mapa da trilha tem a foto de cada uma, e seguem algumas aqui.

 
Algumas das 30 cachoeiras do percurso (clique nas fotos para ampliar)


Há várias paradas pra banho durante a trilha, nas cachoeiras com poços maiores. A maior parte do percurso é tranquilo, mas em um lugar tivemos que atravessar um riozinho em cima de uma tábua, e em outros tivemos que passar em pedras segurando no mato.

 

Como motivação pra andar os 4 km, as cachoeiras mais bonitas e maiores são as últimas, as cachoeiras Imperial e Rainha.

Cachoeira Imperial

Cachoeira Rainha e o início do sofrimento.

A volta de pau de arara foi até divertida… Parece que ele não vai conseguir subir as ladeiras, mas no final chegamos inteiros para o almoço. A comida é bem simples, mas você chega com tanta fome que acaba ficando uma delícia 🙂 Pra quem ainda tiver disposição tem parquinho pras crianças, tirolesa e arvorismo, já incluídos no preço.

 

 

Entrem no site da Chapada Imperial para as informações detalhadas! Há pacotes para acampamento também.

Depois da cachoeira da Rainha, chega a parte que você se arrepende de ter vindo: subir os 400 m de desnível de uma vez só! Começa com uma escada, que depois vira ladeira. Chegamos no ponto do pau de arara botando os bofes pra fora. Só a nossa amiga sueca, acostumada a subir os fiordes da Noruega, tirou de letra.


Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links abaixo
e deixe uma comissão pra gente!

    sleeping-bed-silhouette Escolha seu hotel no melhor site de reservas: Booking.com
    medicine-briefcase-1 Viaje tranquilo com um seguro de saúde: Mondial Assistance
    american-dollar-symbol-1 Peça dólares e euros que eles entregam em casa: Cotação
    sports-car-1 Alugue o carro pra sua road trip: Rent Cars
    park-tickets-couple-1 Compre os ingressos pras melhores atrações: TicketBar

2 comentários sobre “Trekking pertinho de Brasília: Chapada Imperial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *