Artesanato Russo no Mercado Ismailovo

Claro que quando fui pra Rússia, já fui com espaço extra na mala pra trazer as lindas matryoshkas, aquelas bonequinhas russas que ficam uma dentro da outra. Vi várias sendo oferecidas nos pontos turísticos e até nas lojas do hotel, mas segundo o Guia Frommer’s, o melhor lugar do artesanato russo é o Mercado Ismailovo, deixamos pra fazer as compras lá (inclusive deste ímã lindo aí ao lado!).O mercado era ao lado do nosso hotel, com uma carinha de parque de diversões.

Deixamos pra ir no sábado de manhãzinha, pois segundo o Guia no fim de semana há mais expositores e é bem cheio. Fomos umas 10 da manhã e foi cedo demais, muitas bancas estavam fechadas quando chegamos mas abriram depois. Acho que tinha que pagar a entrada, mas era bem baratinho.

Se você não tá hospedado aqui, é só pegar o metrô para a estação Partizanskaya (Партизанская) e seguir o fluxo da galera.

Mercado Ismailovo visto do parque que fica ao lado (sim, o rio estava congelado!)


Quando chegamos já demos de cara com as mil bancas de matryoshkas. Tem para todos os gostos e bolsos, mas tem pouca diferença entre as bancas. Além das figuras das camponesas, há também as com figuras conhecidas: vimos várias do Putin, Obama e até do Neymar! Mas as mais bonitinhas são as camponesas mesmo, e foram estas que trouxemos de presente pra família. Quanto mais elaborada a pintura e mais bonequinhas dentro, mais caras (a que trouxemos de 5 peças custou quase 60 reais). E os russos não são muito bons de desconto! Mesmo comprando várias eles não abaixaram o preço.

Uma das várias bancas de matryoskas


A Rússia é o maior país do mundo, então seu artesanato também é muito rico. Além das matryoskas, vimos outras coisas lindas por lá: as miniaturas dos ovos Fabergé (falei sobre os verdadeiros no post sobre o Kremlin); uns Papais Noeis lindíssimos, que eu só não trouxe por causa do tamanho;…

 
… as cerâmicas Gzhel e os objetos em madeira pintados com a técnica Khokhloma (fotos abaixo – a segunda não foi tirada no mercado, mas lá também há este tipo de produto)… 
 

… e um monte de lembranças da antiga União Soviética: porta vodca, flâmulas, cintos, gorros de inverno, mochilas e até fuzis (!). O vendedor da banca das armas tinha cara de poucos amigos então não deu pra ficar tirando muitas dúvidas sobre o que aquela arma estava fazendo ali… Mas pelo que entendi ela ainda funciona.

 

Isso porque não tiramos foto nem da metade do mercado… Ele realmente é bem grande, e além das fotos daqui também tem camisetas, posteres soviéticos, quadros, antiguidades, as pinturas Palekh (em formatos de ovos) e, claro, ímãs de geladeira 🙂 Já mostrei no instagram nossas comprinhas: uma matryoshka com desenhos de paisagens de Moscou, e uma imitação do famoso ovo fabergé, além do ímã que ilustra este post.

 

Boas compras! 🙂


Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links abaixo
e deixe uma comissão pra gente!

    sleeping-bed-silhouette Escolha seu hotel no melhor site de reservas: Booking.com
    medicine-briefcase-1 Viaje tranquilo com um seguro de saúde: Mondial Assistance
    american-dollar-symbol-1 Peça dólares e euros que eles entregam em casa: Cotação
    sports-car-1 Alugue o carro pra sua road trip: Rent Cars
    park-tickets-couple-1 Compre os ingressos pras melhores atrações: TicketBar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *