Visitando a vinícola Marco Luigi

ima_poa_peqHá tantas vinícolas em Bento Gonçalves que é até difícil escolher qual visitar. Mas sugiro que você não deixe de incluir a Marco Luigi no roteiro! Como essa foi nossa vinícola preferida lá, decidi escrever um post só pra ela pra contar todos os detalhes.

Leia também: 4 vinícolas no Vale dos Vinhedos

Ela fica lá no alto do Vale dos Vinhedos. O Centro de visitantes tem uma arquitetura super interessante, incluindo um restaurante e um salão para eventos, dentro dos vinhedos.

marco_luigi

O Centro de Visitantes da Marco Luigi

A visita guiada custa 10 reais e começa no próprio centro de visitantes, com a história da família contada pelas fotos que decoram o local. O guia então nos leva para o galpão de armazenagem, nos fundos do centro, onde primeiramente conhecemos os grandes tanques de inox. Após a a uva ser espremida, este “suco” é armazenado neste tanques por alguns meses, durante a fermentação dos vinhos e espumantes.

marco_luigi_tanques

Os tanques de fermentação.

Depois de alguns meses de fermentação, os vinhos vão para barris de carvalho e os espumantes, pras garrafas, pra envelhecerem. Esses armazéns geralmente são construídos no subsolo, pra manter a temperatura baixa. O da Marco Luigi foi o mais legal de todos: uma das paredes da sala é um rochedo imenso! Muito louco, né? O guia explicou que eles foram escavar o terreno para fazer o local de armazenamento no subsolo, e quando encontraram esse pedrão resolveram deixar ele lá mesmo. Até ajuda a ficar friozinho. 

marco_luidi_cave

O pedrão que guarda os barris.

Após o período de envelhecimento no barril, o vinho é engarrafado, e alguns ainda ficam mais um tempinho envelhecendo. As garrafas também ficam armazenadas no subsolo, longe da luz, calor e umidade, até serem comercializadas.

marco_luidi-garrafas

O estoque da vinícola.

A visita termina com a degustação dos vários produtos, que vão sendo descritos pelo enólogo. Acho que foram uns 6 no total. Tava tudo tão bom que saímos de lá com 3 garrafas! O Cabernet Sauvignon foi nosso preferido, bem mais leve que os Cabernets em geral.

marco_luigi_degustacao

A degustação na Marco Luigi

Mesmo já tendo visitado várias vinícolas e conhecido as etapas da produção do vinho e do espumante, achamos que valeu muito a pena a visita à Marco Luigi. A visita é rápida, e as instalações da vinícola são tão interessantes que nem ficou tão repetitivo. E a degustação… dá até água na boca de lembrar.

Agradeço imensamente a Fran do Viagens que Sonhamos pela dica! Veja lá no post dela o que ela falou sobre a Marco Luigi.

E aí, deu vontade de conhecer a vinícola? Quando estiver por lá, pode trazer mais umas cinco garrafas pra mim, por favor? 🙂

Veja tudo sobre o Rio Grande do Sul no Colecionando Ímãs


Faça suas reservas com nossos parceiros pelos links abaixo
e deixe uma comissão pra gente!

    sleeping-bed-silhouette Escolha seu hotel no melhor site de reservas: Booking.com
    medicine-briefcase-1 Viaje tranquilo com um seguro de saúde: Mondial Assistance
    american-dollar-symbol-1 Peça dólares e euros que eles entregam em casa: Cotação
    sports-car-1 Alugue o carro pra sua road trip: Rent Cars
    park-tickets-couple-1 Compre os ingressos pras melhores atrações: TicketBar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *